top of page

ANSI Z-133 - USO DE NORMA ESTRANGEIRA NA ARBORICULTURa

Os trabalhos em altura, principalmente em árvores, podem ser bastante perigosos se não forem realizados com as devidas precauções. Para regulamentar essas atividades, existem normas como a NR 35 no Brasil (A norma estabelece medidas de proteção para garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que realizam atividades acima de 2 metros do nível inferior, como em andaimes, escadas, telhados, torres, entre outros. ), porém, o ANEXO 1 (Acesso por Cordas) da NR 35 exclui os trabalhos com arboricultura no paragrafo 2.3. item B Diante dessa situação, é necessário buscar uma norma estrangeira para garantir a segurança dos trabalhadores envolvidos nessas atividades.

É importante destacar que apesar da exclusão dos trabalhos com arboricultura apenas do anexo 1 da NR 35, todos os trabalhos acima de 2 metros de altura ainda exigem o treinamento em NR 35 conforme paragrafo 35.2.1. da norma em questão.


ansi z 133 2017

Uma das normas estrangeiras que podemos utilizar para trabalhos em altura em árvores é a ANSI Z 133 americana. Essa norma estabelece diretrizes de segurança para trabalhos em árvores, incluindo o acesso por cordas.

É importante destacar que a utilização da ANSI Z 133 como base para os trabalhos em altura em árvores é embasada pelo decreto 10.229/20 (DOU 05/02/20),VI – que permite a utilização de normas estrangeiras quando as normas nacionais se tornam desatualizadas por força de desenvolvimento tecnológico consolidado internacionalmente.

Com a utilização da ANSI Z 133 como referência para os trabalhos em altura em árvores, é possível estabelecer um conjunto claro de diretrizes para garantir a segurança dos trabalhadores envolvidos nessa atividade.

Algumas das principais recomendações da norma incluem o uso de equipamentos de proteção individual, como capacetes, cintos de segurança, mosquetões com dois movimentos antes da abertura entre outros e estabelecer procedimentos seguros para o acesso por cordas e o trabalho em altura em árvores.


Ressalta-se que a utilização da norma americana não substitui as normas brasileiras. Pelo contrário, a norma americana deve ser utilizada em conjunto com as normas brasileiras para garantir a segurança dos trabalhadores. Além disso, é fundamental que os profissionais envolvidos nos trabalhos em altura em árvores sejam devidamente treinados e qualificados para realizar essa atividade com segurança.


Breve teremos um artigo sobre todas as normas brasileiras e estrangeiras que podem ser aplicadas na Arboricultura.





Felipe Silveira

Arborista Certificado ISA, n. BR-0024A Tree Climber Specialist TCIA ID: 266441

Pós graduado em Arborização Urbana pela UFRRJ

Arborista do Time Husqvarna Brasil Treinamento Internacional de Escalada e Resgate em Árvores

Inspetor de equipamentos de Escalada Treinado para Operações de Acesso e Resgate com Cordas

Gerente de operações de áreas verdes


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

댓글


bottom of page