top of page

Poda de árvores exige mão de obra especializada e regulada por lei

A poda de árvores é uma atividade que exige cuidado e conhecimento técnico para garantir a saúde da árvore e a segurança das pessoas ao seu redor. Muitas pessoas acreditam que qualquer um pode exercer essa atividade, mas isso não é verdade. Na verdade, existem leis específicas para cada município, que exigem que a poda de árvores seja feita por profissionais capacitados e regulamentados.



Uma das escolas que oferece treinamento para arboristas é a Arbolab, localizada em Sorocaba. A escola oferece treinamentos de Escalada e Poda de Árvores para capacitar técnicos na área verde. O público-alvo varia desde pessoas que querem fazer da escalada um hobby esportivo até aqueles que desejam entrar em um novo ramo profissional.

Os treinamentos presenciais incluem legislação, instruções de segurança, conhecimento de equipamentos, técnicas de poda e arremesso, noções básicas de resgate e biologia. É importante ressaltar que cada cidade tem sua própria legislação sobre o manejo de árvores. As árvores em vias são consideradas patrimônio público e, se estiverem na calçada, não podem ser alteradas pelo munícipe. Portanto, é responsabilidade da Prefeitura Municipal realizar o serviço de poda.

No caso de uma poda necessária dentro do terreno do munícipe, é necessário procurar a Secretaria do Meio Ambiente, explicar os motivos e aguardar a avaliação. Com a autorização em mãos, é possível contratar um profissional capacitado para realizar a poda. O objetivo é preservar a vida da árvore e a de todos os envolvidos.

A poda de árvores é uma atividade que exige mão de obra especializada e regulada por lei. É importante buscar treinamento e capacitação para garantir a saúde das árvores e a segurança das pessoas ao seu redor. A Arbolab, em Sorocaba, é uma das escolas que oferecem treinamento para arboristas, contribuindo para o desenvolvimento de um mercado ainda em expansão no Brasil.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page